Sejam Bem Vindos

Junte-se a nós na luta por uma Universidade melhor: Unidos Venceremos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Considerações sobre o Cbem4



O Cbem4 foi mais um passo de consolidação da Etnomatemática como uma tendência das pesquisas e estudos em Educação Matemática. Participar de tal evento revelou-se uma experiência indescritível. A cada mesa redonda, conferência, comunicação científica ou pôster, percebíamos quão importante era a necessidade de aprofundar nossas pesquisas sobre o tema.
Confesso que nos primeiros dias fiquei muito tensa, sendo necessário refletir sobre minhas práticas, valores e concepções, felizmente cheguei a conclusão de estar no lugar certo e, no terceiro dia do evento, apresentei com tranquilidade o trabalho Aprendendo Matemática através da pesquisa: um olhar Etnomatemático do Povoado Centro dos Ramos, única apresentação do Estado do Maranhão.
Neste ponto é preciso informar que é preocupante a situação maranhense. Nossos vizinhos, Pará e Tocantins, produzem expressivamente, e, mediante a carência observada em nosso estado dispuseram-se a colaborar conosco. Esta interação foi possível graças a formação de grupos de trabalho (GTs), onde os questionamentos emergentes das mais diversas apresentações eram debatidos amplamente.
Foi preciso sair da gaiola para ver de que cor ela era pintada por fora. De volta a ela, com apenas uma ferramenta, o conhecimento, começaremos sutilmente a fazer os reparos, sendo necessário constantemente ir e vir, pois quem alça vôo uma vez, sabe que o sonho é uma questão de tempo e que força de vontade é alimento.   


                                                                                                                             Ana Priscila Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário